• Home
  • Blog
  • Dicas para construir do Zero

Dicas para construir do Zero

22 Novembro 2021

A importância de planejar ao construir o imóvel pode envolver diversos pontos desde da aquisição do terreno, contratação de profissionais qualificados, fornecedores dos materiais para a construção e ao acabamento final. 

Não é fácil administrar uma obra, sendo pequena, médio ou de grande porte. É preciso ter experiência em gerenciar todas as etapas. Os maiores problemas de reclamações é o gastos e custos a mais que a obra está tendo que não estava previsto no orçamento e incluindo o atraso para finalizar e entregar a obra dentro do prazo programado com todos acabamentos desejáveis. 

Dicas de como se planejar e fugir dos impactos negativos de uma obra.

1° A escolha ideal

Inicialmente deve escolher um terreno para construir sua casa dos sonhos, a escolha do terreno é muito importante, saber as limitações do terreno, tipo de solo, qual área pode ser construída com auxílio de profissionais como Engenheiro Civil e Arquiteto pode ajudar a colocar os seus desejos e expectativas no projeto dentro do orçamento planejado.

2° Orçamento previsto

Determine um valor que poder ser gasto com a construção.

O orçamento da obra será o responsável por definir o tamanho, a qualidade e inclusive o tempo que pode ser gasto para concluir a obra.  

Faça as contas com o seu Engenheiro ou Arquiteto, pois fazer as contas diminuir os riscos de atraso, falta de material e mão de obra e ao fazer as contas de maneira correta e realista diminuir os aspectos negativos de uma obra. 

Tenha muita atenção quais materiais que serão utilizados, acabamentos e dimensões construídas influenciará no custo final.  

Mas calma, não economize demais, pois é de extrema importância utilizar materiais de ótima qualidade e aumentará a segurança do imóvel.

3° Elaboração de projeto

Após definido o orçamento, a contratação do profissional técnico para cuidar com os documentos e a exigência da legislação brasileira é importante. 

O Arquiteto irá trabalhar com a criação do projeto. Ele tem a função de colocar o desenho e sonhos em um papel, utilizando os conhecimentos, experiências e suas técnicas para que a casa seja construída.

O Engenheiro Civil se envolve, principalmente, com a parte estrutural da construção. Ele está habituado a realizar os cálculos necessários para concretizar e seguindo o projeto criado pelo arquiteto dentro das normas exigentes da prefeitura, analisando cargos e forças, qualidade, conforto, otimizando os espaços e com segurança.

4° Contratação de equipe qualificada

Próximo passo é contratar uma equipe de mão de obra qualificada. Muitas vezes o Engenheiro e o Arquiteto já têm uma equipe formada e qualificada para realizar a obra. Sempre analise o portfólio, experiências anteriores, equipe estrutura e sentir segurança na empreiteira contratada.

Eles serão os responsáveis para que o seu lar fique de acordo com o desejado.

5° Definindo e escolhendo os materiais

 As escolhas de comprar os materiais que serão utilizados em cada etapa é de responsabilidade dos profissionais técnicos contratos.

Esses profissionais tem conhecimentos técnicos, experiência com a compras dos matérias, quais são os materiais adequados para serem utilizados e inclusive conhecem e tem parcerias com os fornecedores.

É fundamental ter conhecimento com os fornecedores, seguir aquilo que foi definido pelo engenheiro e arquiteto nos projetos, pois inclusive diminuir os riscos de atrasos na entrega desses materiais, que pode impactar no cronograma da obra e atrasar sua entrega final para o cliente.

6° Documentação para regularização da obra

O projeto elabora pelo Arquiteto ou Engenheiro, já é possível preparar a documentação da obra para apresentar à prefeitura.

Essa parte é muito importante e legal para cumprir com as obrigações jurídicas e conseguir a aprovação e a formalização do projeto, a fim de conseguir construir o imóvel. Portanto deve ser bem planejada e conduzida com toda documentação devidamente organizada.

De acordo com as leis, é necessário o pagamento de algumas taxas para prosseguir com o processo para ser analisado pela a prefeitura e apresentar os dados da documentação jurídica e cadastral do terreno.

É nesse momento que você deverá obter licenças e alvarás da obra, de acordo com as normas e exigências dos órgãos municipais competentes. Caso não tenha apresentado e o projeto aprovado pela a prefeitura a obra poder ser parada, embargada e por fim atraso e pagamentos de multas. 

7. Fase de cronograma da obra

Fundamental a organização da obra, por tanto definir o cronograma é organizar as etapas da obra que serão executadas.

As etapas de uma obra são feitas por as seguintes fases.

1° Fundação, 2° Alvenaria, 3° Laje e telhado, 4° Parte Hidráulica e elétrica, 5° Acabamento.

8. Cuidado com a segurança

Antes de iniciar a obra é preciso garantir a segurança física dos trabalhadores. Preparar e fazer o planejamento ideal do canteiro de obra como armazenamento correto dos materiais, EPIs e EPCs, tapumes, andaimes e telas de segurança para cercar a obra e evitando acidentes, inclusive com pedestres. 

Todas as dicas das etapas que citamos são importantes, por este motivo o planejamento é recomendado para ter ótimos resultados nas fases da construção, diminuindo os riscos que podem a vir, como economia de dinheiro, desperdício de materiais, tempo, bom aproveitamento do terreno e das áreas construídas.

Contato

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Siga nossas redes

Onde estamos

  • Bairro Vila Carrão
  • São Paulo - SP
2021 © Cajeff - Todos os direitos reservados.

Entre em contato conosco através do WhatsApp!

Fale conosco pelo WhatsApp
Close and go back to page